24.5.10

Para onde você vai

Como milhares de jovens de vinte e poucos anos ao redor do mundo, a polonesa, então estudante universitária, resolveu conhecer melhor alguns cantos longe de casa. Devido às suas condições de estudante, o plano de desvendar lugares distantes e exóticos se resumiu a um “passeio” pela Europa. Começaria por Portugal, passaria pela Espanha, subiria para a Inglaterra, iria para a França pelo Eurotúnel e terminaria na Itália. Tudo isso apenas com uma imensa mochila nas costas e sem conhecer muita gente pelo caminho.

Ela estava se despedindo do território francês e indo de encontro ao seu último destino quando o conheceu. Era um engenheiro italiano que voltava de uma viagem a trabalho. Sentados lado a lado durante toda a viagem, o homem se tornou um amigo de grande ajuda na viagem à Itália para a polonesa e, depois de alguns dias, eles admitiram estarem apaixonados. Aproveitaram cada segundo da garota na Itália. Conheceram restaurantes, parques, pontos turísticos obrigatórios, cidades diferentes, praias do Mediterrâneo, lugares românticos. Esses, não faltavam em Veneza, onde ele morava.

Enfim o dinheiro acabou, as aulas iriam recomeçar e ela não teve outra escolha que não voltar para casa, em Varsóvia. Até o último segundo estiveram juntos, fazendo promessas de se reencontrarem o quanto antes e de se falarem todos os dias.

Ele tem vontade de largar tudo na Itália e ir ao encontro de sua amada. A cada dia que passa essa vontade cresce, mas lembra que não pode, que ainda não dá. Precisa juntar mais dinheiro. Com a ajuda de seus amigos e família suporta mais algum tempo. Por outro lado, todos os dias, assim que sai do trabalho, vai à praia sentir a maresia. É como senti-la sem poder tê-la. O vai-e-vem das ondas o acalma. Dentro em pouco estará onde seu coração está. Não importa onde, apenas que estejam juntos. Onde será que ela está agora?

Já de volta ao último semestre da faculdade a estudante luta para se concentrar. Está triste e não pode esconder. Quando chega a noite ela sai à varanda do seu quarto para olhar as estrelas. Não são tão belas quanto as italianas. Acha graça quando percebe o contorno de um coelho na lua cheia. Busca respostas no céu sobre tudo o que ela está passando, mas não é atendida. Pensa em seu amado, mal pode se conter de tanta ansiedade em reencontrá-lo. Em pertencer ao mesmo lugar que ele. Por onde ele deve estar andando indo?

Em uma das centenas de conversas que tiveram desde a separação ele disse: “Se durante esse tempo que estivermos separados você ficar cansada, tenha certeza que volto a te encontrar para que se recupere e, apenas quando estiver tudo ok novamente, retomamos nossa atual rotina.”

Ele não é nenhum herói e AINDA não pode mudar a situação, nem ao menos responder às questões da polonesa que tanto ama. Porém, a única certeza que tem é que pertence a ela, que quer estar ao lado dela aonde quer que ela vá. Para eles não importa onde estarão: no país dele, no país dela ou qualquer outro território do planeta. Apenas desejam estar juntos.

Alguns meses se passam. Algumas visitas acontecem. Ela se forma na presença dele. Ele é promovido, para a felicidade do casal. Junto com o novo cargo, a possibilidade de ser transferido para uma filial em Paris. Com a ajuda de amigos parisienses ela consegue um bom emprego na capital francesa. Eles se casam. Agora, finalmente, podem seguir seu caminho juntos.

 

Baseado em: Where are you going, da banda Dave Metthews Band, letra de Dave Matthews. Faixa 3 do disco Busted Stuff, de 2002.

Escrito em: 20 de maio de 2010. 

Revisado por: Jú Afonso (http://eumundoafora.blogspot.com/)

 

3 comentários:

  1. Alguma possibilidade de eu não gostar do tema? Hahahaha! Claro que não!

    Adorei o roteiro de viagem dela1 Um dia faremos o mesmo, o que acha? Ainda por cima escutando Dave Matthews Band: garantia de satisfação!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. hahaha, nao sei porque lembrei de mim! =p

    muito legal Saraaa!!! parabennss!

    bjoooss!

    ResponderExcluir
  3. sarinhah, vc deve ter alguma bola de cristal pq vc sempre bota as minhas musicas favoritas como inspiração! eu sou LOUCA com essa música!! o texto ficou lindo, dá ate vontade de chorar!ˆ^convenhamos que a música tb ajuda ne? hehehehe
    bjo

    ResponderExcluir