19.12.09

Mais uma vez ela chegava de manhã em casa. Aos 16, começou a se comportar diferente. Quando completou 17, passou a apenas avisar q estava saindo, sem mencionar o destino. Agora com 18 tem plena certeza que é dona do seu nariz. Tinha acabado de concluir o ensino médio e cursava Moda em uma universidade pública. Isso era tudo o que ela fazia questão de mostrar aos seus pais. Conseguiu o que eles queriam, ingressou em uma universidade pública. É verdade que a reação deles, quando ficaram sabendo da escolha da filha, não foi das melhores. Moda. Os filhos de seus amigos cursavam Direito, Engenharia, Ciências Biológicas, cursos que “davam futuro”. Tinham até certa vergonha em dizer o curso da filha caçula. Os mais velhos, dois homens já casados, pais de família, eram o orgulho da família: médicos.

Desde que começou a faculdade o dia a dia na casa ficou ainda pior. Ninguém nunca sabia ao certo onde a garota estava, em especial nas sextas feiras. Saía da faculdade direto para o bar. Era a única coisa que podiam dizer, a partir daí confiavam na menina. Em geral, ela aparecia em casa no domingo pela manhã, com algumas peças de roupa que não eram dela e sapatos na mão. A mãe sempre repetia o mesmo discurso para a filha. Pedia para que ficasse mais em casa – ou pelo menos desse mais notícia -, levasse mais a sério os estudos, que tomasse cuidado com as pessoas com as quais andava, os lugares que frequentava, o que consumia e fazia... E sempre concluía lembrando que o pai já não a reconhecia como de costume.

Todas as noites era a mesma coisa. Bastava terminar a última novela que o telefone começava a tocar. Tocava e tocava. Conversas intermináveis ao longo da madrugada. Como suas aulas eram no período noturno, não se preocupava em dormir cedo, sempre gostou de acordar tarde. Novamente a mãe pedia cautela, ela e o marido deveriam sair cedo de casa no dia seguinte, ou melhor, dali algumas horas.

Por um meio ou outro, os pais ficavam sabendo de possíveis namorados da filha. Mas eram tantos que ficavam confusos, não sabiam exatamente o que acontecia. Apesar de tentar disfarçar, o pai demonstrava ciúme pela garota. Docemente, a menina respondia: “Não se preocupe papai, você sempre será o meu preferido!”.

Toda a família cobrava um namorado dela. Já com 18 anos e sem namorado? Alguma coisa devia estar errada. Com um sorriso no rosto ela explicava: “Tantas meninas perdem a vida social quando estão namorando, meninos que querem tê-las com exclusividade, como se elas dependessem deles, estão cada vez mais comuns. Pelo contrário, quero ser livre, viver minha vida do jeito que eu quiser. Divertir por aí!”. Não, essa justificativa nunca convenceu os tios e avós.

Toda a família se espantou ainda mais com a garota quando, sem o menor cuidado, chegou ao aniversário de 80 anos da avó. Um novo corte de cabelo, resgatado da década de 1980. Os lindos cabelos dourados, compridos com cachos nas pontas, com os de um anjo, haviam se perdido. Agora eram alaranjados, realmente alaranjados, escandalosamente alaranjados.

Enfim, por mais que todos estivessem contra ela, pais, irmãos, noras, tios, avós, desconhecidos, a menina continuava com suas obrigações. Nunca apresentou nenhuma nota abaixo de 80%, sempre ajudou no que fosse necessário nas atividades de casa, fazia questão de visitar os avós toda semana. Super empolgada, já estagiava e ganhava seu próprio dinheiro. Tinha a consciência tranquila e para aqueles que a perturbavam devido ao seu modo de levar a vida, fazia questão de citar uma frase célebre que tinha como lema: “Garotas só querem se divertir!”.

Baseado em: Girls Just wanna have fun, de Cyndi Lauper, letra dela. Faixa 2 do disco She’s so unusual, de 1984.

Escrito em: 10 de dezembro de 2009.

Meu erro: Assim como esse, os dois últimos textos foram revisados por Jú Afonso (http://eumundoafora.blogspot.com/ ).

Meu erro.2: Mil desculpas pelo atraso (esse post deveria ter saído na semana passada). Final de semestre é tenso! Tentando seguir a regra, daqui duas semanas (02/01/2010) pretendo postar o próximo.

Oooops!: O vídeo em questão não está autorizado para ser incorporado... eis o link: http://www.youtube.com/watch?v=x0cJnVeiMrw

5 comentários:

  1. A-D-O-R-E-I sariinha!!! Adoro seu blog! =)

    ResponderExcluir
  2. Vá se acostumando. Com o tempo você desencana da frequência das postagens.

    ResponderExcluir
  3. ei sarinhah!!
    gostei mto do texto! me lembro um pouco a Ju hein? huahauhaua se ela ler isso vai ficar brava!^^
    bjoo

    ResponderExcluir
  4. ah... mas eu conheço essa protagonista.

    ResponderExcluir
  5. ei Sarinha!
    ficou ótimo o texto! eu adorei o final, com o lema. essa musica tb eh otima! tenho ela no meu ipod. e sempre tocava no onibus de cast members, na hora que a gente tava indo embora pra casa.hehehe
    desculpa a demora pra entrar aqui.
    Bjus

    ResponderExcluir