10.4.10

Eco chato na hora do almoço

           Consegui chegar mais cedo hoje. Sem o trânsito caótico comum pra hora do almoço cheguei em casa 11h30, mais ou menos. Como não tinha nada pra fazer enquanto espero minha lasanha esquentar no microondas , me distraí com as pessoas que via pela janela da sala, indo e vindo por aí. Comecei a pensar em algumas coisas...

Sei que não posso falar muito. Já fui assim também. Mas se eu mudei, porque raios vocês não conseguiriam fazer o mesmo? O mundo moderno é realmente fascinante. Tecnologias incríveis, avanços científicos milagrosos, laços sociais inacreditáveis. Tenho uma leve impressão que nosso planeta não suporta mais esses jogos que inventamos e adoramos. A situação parece estar ligeiramente crítica, não acha? É o apocalipse, 2012.

            Quando olhamos um pouco à nossa volta, o que mais vemos? Pessoas se matando, outras morrendo, algumas corrompidas, crianças e famílias passando fome, sofrendo e tudo mais a que tem direito. Sem contar nas chuvas, ventanias, furacões, terremotos, maremotos... Esqueci alguma coisa? Tenho quase certeza que alguma coisa está errada.

            Já reparou como a hipocrisia ainda comanda a sociedade. Sente-se num banco de praça e observe. Eles passeiam felizes, fazem de conta que está tudo bem, tudo na mais perfeita normalidade. Apesar de que, pensando melhor, para eles as coisas não estão tão ruins assim. Que se danem seus descendentes. Já estarão longe, debaixo da terra quando a situação começar a incomodá-los de verdade. Ainda não se sentem atingidos por todo o caos no qual estamos vivendo.

            Infelizmente continuamos incapazes de perceber que o necessário é uma ação conjunta. Não vamos conseguir resolver nossos problemas sem atitudes em grupo. Certa vez li que a sociedade só existe devido à interação entre aqueles que a compõe (algum texto de Teorias da Comunicação, provavelmente). Acordemos para a vida real – antes que até mesmo ela deixe de existir.

            Outro dia fui jantar em um restaurante que sempre frequento. Adorava aqueles pratos exóticos, com frutos do mar de todos os oceanos, especiarias nunca vistas nas feiras e frutas de países subdesenvolvidos. Uma comida realmente saborosa não se acha em qualquer lugar! Quando o já conhecido garçom me trouxe o cardápio me assustei. O menu estava um tanto quanto mudado. Meu quase amigo explicou que os pratos antigos estão fora de moda, mais do que isso, os responsáveis pelas compras enfrentavam grande dificuldade em encontrar os ingredientes clássicos do restaurante. Fosse para vender já com algum tratamento industrializado ou mesmo o in natura. Aliás, nos últimos anos comprar produtos “in natura” passou a ser uma das atividades mais áridas e raras que existem na culinária, já reparou?

Costumávamos nos divertir bastante mundo afora. Tanto que não nos restou quase nada. Agora o planeta já não nos dá opção. Temos que seguir as novas regras se quisermos continuar por aqui. Só acho que parte de nós ainda não entendeu isso. Uma parcela realmente significativa, diga-se de passagem. Tivemos a capacidade – e a insanidade – de alterar o equilíbrio de algo tão grande quanto a Terra! Quanta burrice junta.... Até me desanima.

            Às vezes paro e fico imaginando o que será o mundo daqui algumas décadas. Não sei se rio ou se choro da desgraça que está por vir. Precisamos mesmo acordar para a realidade. E com enorme urgência. Aprender com o que já aconteceu, aprender que não podemos continuar assim, que não somos tão poderosos e incríveis como a vida moderna planeja.

            Enfim, isso não é tão importante, apenas uma divagação...

            3... 2... 1... PIIIIIIIIIIII... [FINAL]    [FINAL]         [FINAL]

            Lasanha pronta! Aceita um pedaço?

Baseado em: When You Gonna Learn (Digeridoo), da banda Jamiroquai, letra de J. K.. Faixa 1 do disco Emergency On Planet Earth, de 1993.

Pedido de Jú Afonso.

Escrito em: 07 de abril de 2010.

Revisado por: Jú Afonso (http://eumundoafora.blogspot.com/)


6 comentários:

  1. Que angústia oq... Me dá é motivação! Bom, mesmo eu sabendo que depois q eu desligar o computador, não farei nada pra ajudar o mundo (além da coleta seletiva q fazemos aki em casa).. Vou fazer meus moldes e fim... Tá... Ok.. Q angústia... Hiuaheihuaeuihauihuiahuieha!! Adorei o texto Sarinha! =)

    ResponderExcluir
  2. Ehhhh!! Que coisa linda meu Deus!
    O tetxo ficou MARA! E a música nem ajuda ne, bobagem... Hahahah!!

    Parabéns nêga! E obrigada por realizar o meu pedido! É como ganhar um presente de aniversário dois meses depois: uma surpresa boa!

    ResponderExcluir
  3. Jamiroquai sarinhah!!!!! lembra da gente super cv sobre ele?( se era uma banda ou um cara só? heheheheehhe) adorei o texto, apesar de concordar com a cla q é meio angustiante!hehe
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Deixar emo com angústia é fácil, sarah. Não se preocupe com a Clah demais.

    Bem, Sarah, o que há com a onda politicamente correta? huhauhsuahsuhas
    Ficou legal, acho que montamos esse texto juntos voltando do santo agostinho alguns anos atrás!

    ResponderExcluir
  5. gostei do devaneio da sua personagem sobre esse mundo destruidor q vivemos...
    de fato é angustioso pensar em questões do mundo moderno.
    mas o devaneio de sua personagem amplifica essa angustia pq ela pensa sobre uma ecologia do planeta e não menciona os conflitos q esse mundo dinamito, populoso, que sempre traz a tona a razão como verdade e que já causou tanto estudo de filósofos, martírios de artistas e desesperos individuais.
    todas essas questões tão estudadas em academias sobre 'o conflito do homem moderno', ou 'a angustia do homem moderno', etcs tornam-se irrelevantes diante do fato q depois de 'matarmos deus', como disse nietzsche, agora alteamos o equilíbrio do ambiente q vivemos...
    é ... somos mt imediatistas e egoístas mesmo! mas quem sabe ainda há esperança?! podemos evoluir para um nova espécie.... colonizar marte... sei lá....

    ResponderExcluir