8.3.10

E viva a TFM!

A garota não agüentava mais. Fugiu do pequeno apartamento na periferia da cidade para um outro que alguns amigos dividiam num bairro próximo do centro. Deixou para trás a mãe, o irmão mais novo e o pai. Se é que o homem não os tinha deixado para trás antes. O carinho da mãe e do irmão já não fazia daquele um ambiente familiar. Correndo pelas ruas, logo chegou ao prédio já conhecido. Os amigos a receberam preocupados. “Você precisa dormir. Amanhã conversamos no caminho para a escola.”

Pesadelos tomaram conta da noite. Cenas confusas, violência, o rosto de alguém conhecido. Pelo caminho movimentado para onde estudavam, ela desabafou. Não conseguia mais viver naquela casa. A mãe, imatura e muito desorganizada, não conseguia dar continuidade à própria vida. O pai, quando aparecia, estava sempre alterado, cada vez por alguma coisa diferente. Era sempre muito violento. E no meio disso o irmão mais novo, tentando crescer com a ajuda da menina.

Ao voltarem da escola, assistiram um filme por acaso. Nele, a polícia investigava o suicídio de uma adolescente de classe média alta. Não chegaram a ver o final. Estavam incrédulos. Não entendiam como alguém que tinha tudo o que queria podia encontrar razões para se matar. Os pesadelos continuaram por toda a semana.

Algum tempo depois, a garota se descobriu grávida. Era só o que faltava. Assim como acontecia agora, sua mãe teve os filhos muito nova. Isso trouxe lembranças da sua família e percebeu que, apesar de tudo, não guardava rancor deles. De nenhum deles. Até onde sabia, todas elas tinha seus problemas, a sua não era diferente. Passou a se apegar a cada lembrança boa que tinha deles. Era a única família que tinha.

Às vezes, durante as aulas ou antes de dormir, passava longas horas refletindo sobre questões sem respostas – ou quase. Gostava de criar teorias sobre a sociedade e a natureza. Ainda guardava aquela vontade de mudar o mundo. A mãe lhe voltava à cabeça. Estava preocupada com ela e com o irmão. Sentia necessidade de ajudá-los a seguir em frente.

Ela nunca se importou com a vida simples e difícil que levava. Nem com onde morava, contanto que estivesse com as pessoas certas. Não que não desejasse (e muito) que as coisas melhorassem. A saudade da família apertava cada vez mais. Passou a visitá-los com certa freqüência. A mãe sempre lhe pedia para que voltasse para casa, para poder cuidar melhor do bebê que estava chegando. A menina se recusava. No fim do ano se formava e já estava juntando dinheiro com pequenos trabalhos. Assim que pudesse iria deixar o filho em uma creche e arrumaria um trabalho fixo. Já tinha algumas ideias e quem ajudasse. Por outro lado, garantiu à mãe que toda ajuda seria bem-vinda.

Durante uma longa fase de sua vida ela acreditou que seus pais não a entendiam. Mas um belo dia, resolveu observá-los por outro ângulo. Parou de culpá-los. Entendeu que eles também sofriam calados pelas dificuldades. Agora que seria mãe, poderia compreendê-los melhor.

Certa manhã, acordou com uma ideia na cabeça: seu filho teria nome bíblico. Não que fosse religiosa, mas pela leveza e esperança que traziam a ela. Se fosse uma menina, seria Ana ou Isabel, se nascesse menino, Matheus ou João. 

Baseado em: Pais e filhos, da banda Legião Urbana, letra de. Faixa 2 do disco As Quatro Estações, de 1989. 

Escrito em: 03 de março de 2010.  

Revisado por: Jú Afonso (http://eumundoafora.blogspot.com/) 

Nota da autora: TFM = Tradicional Família Mineira

4 comentários:

  1. Ai ai... eu e minha vida atribulada ne? Nem deu pra ver de novo. Mas achei que ficou ótimo. O legal é que não tinha pensando em Pais e Filhos quando li, mas agora, passando a música na cabeça de novo, o que você escreveu faz todo sentido!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Sarinha é como um vinho: Fica melhor com o tempo.

    ResponderExcluir
  3. Quando comecei a ler pensei que era Natasha do Capital Inicial auhauhauahuah
    depois vi que não era rapidinho! Muito tocante, Sarinha. Tenho a impressão de que essa história não deve ser tão irreal assim...

    ResponderExcluir
  4. Essa música tinha que virar texto da sarah mais cedo ou mais tarde. Muito bom, honorabilíssima imranzinha.

    ResponderExcluir