Para com isso! Por favor! Sou sua amiga, não uma muleta para te sustentar. Muito menos sua psiquiatra – sim, psiquiatra – para achar a cura para essa sua doença. Entenda que, a partir do momento em que você se compromete com alguém, que dá início a um relacionamento, tem que lembrar que ele está sujeito a acabar um dia boa parte das vezes. Uma situação perfeitamente normal. Ela não te quer mais. Aceite!
Milhares de pessoas já passaram por isso, uma parcela mínima não superou. Estou certa que você é forte o suficiente para isso. Ela não é a única. Já passou da hora de partir para outra. Aposto que ela já o fez. Pare de reclamar! Sua vida não é tão difícil assim. Você não pode querer tudo ao mesmo tempo.
E quer saber a verdade? Concordo com seus pais. Não consigo acreditar que até hoje você vive de mesada, que é tão dependente para tudo. Devia retomar a faculdade, arrumar um emprego, sei lá! O que preferir! Por favor, deixe de ser tão acomodado. Falo isso como amiga que sou. Você precisa evoluir, dar algum sentido para sua vida. Não você não precisa “se recuperar dessa tragédia”, até porque, não existe tragédia alguma. Apenas a realidade.
Cansei de te ouvir reclamar de tudo. Se qualquer coisa muda no seu cotidiano parece que você está em meio a uma tempestade em alto mar. Transformou-se em uma pessoa rancorosa, vive remoendo mágoas e ódio. Achou que seu orgulho ajudaria a se esconder do mundo para cultivar seu drama e dor. Prefere sofrer sozinho a buscar uma saída. Não dá o braço a torcer e admite que está escolhendo o caminho errado. Acreditou estar muito bem acompanhado nessa opção quando, na realidade, está só.
Não grite comigo! Sabe que estou certa e, além do mais, sou sua amiga! Deveria me tratar de forma mais gentil. Sorrir faz bem e não é nenhum sacrifício. Deixe de ser mal amado e seja feliz de outra forma. Namoradas não são a única escolha. Seguir com a própria vida ajuda. Escorar-se nos seus amigos é uma péssima ideia. Não é para isso que servimos. Busque sua independência. Precisa parar com tanto drama. Entender que nem sempre as coisas saem como o planejado. Mudanças e situações inesperadas nos ensinam muito. Precisa aprender a enfrentar seus problemas como todos fazem. Não é o único que passa por dificuldades e as suas não são o fim do mundo.
Enfim, só estou repetindo o que já te disse antes. Não entendo sua dificuldade em mudar. Pare de me atormentar, ou melhor, de transferir seus problemas para mim. Já te dei meu conselho, siga se quiser. Só peço para que pense nisso. Tente começar deixando de interpretar esse papel ridículo de homem forte que se acaba em lágrimas por uma mulher – um tanto quanto contraditório, não? Atente-se a isso. Em pouco tempo também jogarei você para fora da minha vida.
Pronto, agora pode falar.
Baseado em: Another Place to Fall, de KT Tunstall. Faixa 2 do disco Eye to the Telescope, de 2004.
Escrito em: 23 de março de 2010.
Revisado por: Jú Afonso (http://eumundoafora.blogspot.com/)